segunda-feira, abril 06, 2009

Dos Achismos

"Leite com manga mata. É sério. Li numa revista"

Se tem alguém que detesta achismos usados como argumentos, esse alguém sou eu. Uma coisa é você usá-los como forma de sacanear o outro, para brincar digamos. Outra coisa é você acreditar fielmente naquilo sem nem sequer checar fontes, sejam elas: científicas, culturais ou mesmo político-religiosas.
O achismo é uma das variações do chute e falta de argumentação para tentar sobrepor o que o outro está falando com uma grande variedade de informações e sentenças sem nexo nenhum. A exemplo disso podemos citar, por exemplo, discursos políticos malfeitos, que ao ter uma atenção 'especial', percebe-se que, as comparações existentes nesses discursos são inválidas pois a comparação é mínima usando só de alguns argumentos sem importância e o pior, mostra apenas um lado da coisa. Um fato real disso é falar que no governo do Lula existe muito mais corrupção, pois tem um monte de gente sendo presa. Isso é uma puta hipocrisia. Falar que o governo do Lula é uma bosta por causa disso é um baita de um achismo.Baseado em informação mal direcionada pela televisão, jornal, revista e rádio. Esses meios de comunicação não são imparciais. Infelizmente. É só você pegar os 8 anos do governo anterior e perceber que durante esse tempo todo a PF fez, em média, vinte e cinco operações, enquanto em 4 anos do governo Petista a Polícia Federal fez mais de 100 operações. Por isso é achismo. Foi baseado em apenas um lado da notícia passada por algum meio de comunicação bem parcial.
Mas isso não se aplica só a política, e sim a tudo que a maioria das pessoas diz hoje em dia. Para tentar defender um ponto de vista, omite um dos lados para que o seu argumento tenha mais força e isso é claro, é válido com pessoas sem informação ou interesse. Eu, por exemplo, não gosto do orkut por motivos óbvios já descritos nesse blog, que é uma rede de relacionamentos numa tela azul, com fotos e as opções xeretar e provocar disponíveis. O meu racíocinio não me permite não utilizar todas as opções disponíveis, portanto minha opção é não ter o orkut. Agora, sobre a nova modinha, twitter. Infelizmente para os que tentam dizer que é a mesma coisa, não é. Fatos?
Orkut tem fotos, twitter só aquela fotinha minúscula. Orkut tem depoimentos, scraps, quem sou eu, xerete minha página, e aplicativos estúpidos que ajudam mestres do photoshop a sanar sua horrível falta de contato real com as pessoas, e o twitter tem... a fotinho do seu perfil, dita anteriormente, e 140 caracteres para você sacanear o próximo. "Ah Ivan, mas você pode seguir quem quiser e xeretar." Claro que pode. Seria hipócrita se dissesse que não. Mas como é bem mais "simples" que o orkut, o vasculhamento por informações muitas vezes é falho e portanto não deve valer a pena ser feito.
Enfim, não estou defendendo nem o orkut, nem o twitter, nem o PT nem nada. Só estou utilizando de exemplos para que entendam que é sempre preciso mostrar todos os lados de uma história antes de formarmos opiniões e criarmos Cristos e Demônios em tudo.
Saudações

7 comentários:

nane disse...

hahahaha se não fosse a subjetividade humana digamos que seriamos um tanto diferentes e sem graça também.

=]

beijos, Ivan!

Diego Henrique disse...

Moramos em um país "Global", isso é fato. Somos surrupiados até no noticiário por uma imprensa parcial e sem vergonha.
Todos os meios de comunicação são parciais e brigam por lucros, já que não existe empresa auto - sustentável. Eu estou no meio e posso dizer com propriedade que a propina e o desvio (a porque não o desvirtuamento) de informações é grande, existe e é uma máfia. Se você não é capaz de se vender ao sistema vai ficar com todas as suas ideologias e códigos éticos no olho da rua.
O governo Lula é bom, está fazendo muito pelo pobre e aumentando o poder aquisitivo da população, eu sempre comento que apesar da minha postura "Tucana" eu estou aprovando esse segundo mandato de Lula, acho que as CPI´s que acontecem são pertinentes e os planos de governo estão sendo levados a sério, assim como a politica internacional que antes era tão debilitada agora ganha força e o Brasil já é reconhecido internacionalmente o que pode abrir muitas portas no futuro. Antes o governo via a diplomacia como um "abre as pernas" as franquias estrangeiras vinha aqui e se instalavam usando mão de obra e matéria prima nacional, com muitas isenções de impostos e contribuia com um produto que saia superfaturado em virtude das taxas e sobretaxas abusivas do governo. Hoje a visão está bem diferente. Estamos trocando informações, negociando produtos e serviços e assim existe uma grande chance da política nacional melhorar cada vez mais. Investir na política e na força criativa e de trabalho da nossa gente é um dos meios mais rápidos de chegar ao topo da cadeia alimentar. Qualidade nós temos só falta copetência dos políticos, distribuição justa de renda e incentivo ao produto nacional.
Mais uma vez matando a pau Ivan! Aquele abraço!

Vanessa disse...

Por essas e outras, eu apoio qualquer futuro projeto de leitura intensiva de Jürgen Habermas. ;)

Evandro Nel disse...

Twitter é nóis !

Angel Fkorb disse...

Meu irmão toma vitamina de manga...



será que ele já morreu e eu não percebi?


uahsuahsuahsuahsuha

wendell penedo disse...

eu não acho.
(hoho)

Mara Vanessa disse...

Feliz Páscoa, Ivan! (: