quarta-feira, julho 22, 2009

Da Política, de novo...

"Quanto mais quieto, mais inteligente."

Estava acompanhando as notícias políticas das últimas semanas e fui percebendo uma quantidade de reclamações por simples birra, sem sequer pensar no resultado final. Na política acredito que para muitas coisas os fins justificam os meios. Cenas que não gostaríamos de ver na televisão por causa de fatos que precederam aquela cena e que, de certa forma, inviabilizaríam o ocorrido, acontecem. Com um motivo. Aceitação plena de quem realmente pode mudar alguma coisa.
Nosso presidente Luis Inácio Lula da Silva, não é um besta como a grande maioria das pessoas acha. Nosso presidente não é um zero à esquerda, afinal ele é presidente e você não. Lula não é hipócrita por abraçar Fernando Collor de Mello e apoiar Sarney no Senado. Burro e hipócrita é quem não tem muita noção de política e acha que falando qualquer coisa, só para ser um rebelde, vai abafar e conseguir que sua vida melhore singularmente. O presidente, precisa de uma maioria política para que os projetos tenham continuidade, sejam eles do senado ou da câmara. Ao criar alianças com um partido que tem a maioria no legislativo, ele já tem um ponto a seu favor. Criando alianças com antigos adversários seus, nos cargos referidos, consegue mostrar ao povo que, mesmo no passado, quando eram competidores entre si, no presente, podem formar alianças em busca de um país melhor. Não que essa seja a realidade. Mas pelo menos é a imagem que é passada ao povo. Além do mais, os supracitados tem um grande eleitorado no Nordeste. Todos eles. O que facilita ainda mais o curral eleitoral, para que os projetos de manter uma mesma base governista prossigam e, para que os projetos que a base tenta realizar no Estado tenham continuidade e sejam concluídos, e com isso fiquem no poder.
Também não entendo muito de política mas esse é um ponto simples de ser observado. Não existem motivos infantis para esse tipo de aliança. E muitos menos motivos mais infantis ainda para criar briguinhas e intrigas para dificultar o planos do governo.
"Ah mais o Lula é burro, o Lula é analfabeto." Pode até ser que ele seja analfabeto funcional. Mas uma coisa é fato. Burro ele não é. Além de todas essas bases que ele busca dentro do Estado, conseguiu o respeito que o Brasil tanto almejou lá fora. O Brasil não é mais aquele país que busca afirmação de outros países com uma economia maior. Ele já conseguiu isso. Mas isso foi possível graças a base forte aqui dentro que facilitou para que o país fosse visto de uma forma mais agradável, inclusive por investidores. Essa base que o povo crítico insiste em dizer que é hipocrisia e burrice de seu presidente. Esse povo que insiste em dizer que os burros são os governantes, mas continuam votando em Paulo Maluf, Frank Aguiar e Celso Russomano. Até Fernando Collor foi reeleito.
Isso tudo não é uma crítica nem um elogio ao governo. Só uma análise de estratégia que muitas pessoas não entendem e acham que é hipocrisia do governo fazer esse tipo de aliança, e o pior fazem a burrice de votar naquele governante que um dia crucificaram. Se usarem um pouco o cérebro perceberam que tudo necessita de um equilíbrio para que exista um bom funcionamento, seja de projetos ou de cobranças. E isso, claro, vale para o governo e para o povo que o elege.
Saudações

Um comentário:

Marilia Oliveira disse...

O brasileiro tem memória fraca,por isso, vota em políticos que não merecem, e depois de um tempo mete o pau no politico que eles mesmos ajudaram a por no governo.

Praticamente o Brasil todo votou no Lula na primeira eleição, meteram o pau, falaram que ele é analfabeto e bla bla bla, dai 4 anos depois quando todos tiveram a chance de votar em alguem que eles poderiam julgar melhor o que fazem? votam no Lula de novo. Sim aquele cara que a meteram o pau e agora novamente estao fazendo...

ciclo vicioso.